EU QUERO, EU POSSO EU VOU CONSEGUIR!
Estou de mudança...anda cá ver o Blog Novo!
http://diariogleicelopes.blogspot.com/ De hoje em diante, vou postar lá! Espero por vocês. Gleice Lopes
Quinta-feira, 22.04.10

Bom dia a todos!!!!!!

 

 

Recebi um email hoje e como vejo que as nossas dúvidas e medos são muito parecidos, afinal, queremos o mesmo, ter uma vida saudável e em consequência disto, emagrecer! Resolvi então postar aqui a resposta que envei para minha nova amiga Rosália.

 

 

 

" Antes de mais gostaria de te agradecer por visitar o blog , tem sido muito importante pra mim o apoio de todos!

 

Vamos lá rever o que disseste...

 

 

"Admiro a tua força de vontade e a tua luta diária porque eu já tentei, umas poucas vezes, fazer dieta e não consegui."

 

 

Ora aí está teu primeiro erro, não TENTE FAZER DIETA, eu não faço dieta! O que faço é REEDUCAÇÃO ALIMENTAR!

Consiste em aprender a alimentar-se para vida, para ser saudável e não uma dieta de um mês ou mais! Até falei no programa... não sou capaz de comer uma colher disso, outra daquilo, e pronto.

 

Não se consegue fazer uma "dieta" por muito tempo, ou por tempo suficiente, no meu caso, para emagrecer 50 quilos.

 

Outra coisa que me chamou atenção no email....

 

"Nos primeiros dias tenho muita força de vontade, deixo de comer doces e não como fritos, molhos, isto é, tudo o que eu acho que engorda. Mas depois não consigo manter a dieta. Começa-me a dar umas "fúrias" de fome e só me apetece comer coisas que me fazem mal. Principalmente, aquelas que me privei de comer."

 

Segundo erro. E de certo que não é só você que o faz, eu também já fiz e muita gente há de concordar que também passa ou já passou por isso.

 

É fácil privar-se de quase tudo durante uma semana, mas e as outras?? Não se prive dos alimentos de uma só vez. Se já viste, tenho a calculadora de calorias no blog, com ela consigo comer montes de coisas sem me sentir culpada. De que maneira?

 

Bem, Controlo-me bastante, isso é um facto, mas se apetece-me comer uma guloseima, vejo quantas calorias já ingeri no dia e faço contas, e como-a! rs

 

Vou dar um exemplo:

 

Gosto de ter um bom pequeno almoço para que ao longo do dia esteja mais saciada, portanto como inúmeras "coisas" pouco calórias. 01 iogurte magro tem em média 55cal, + 01 tortilha de arroz integral 28cal cada, queijinho a vaca que ri 26kcal por triângulo, leite magro em média 90 cal por 200ml...vês? Come-se bem com muita variedade e poucas calorias...bom, daí se quiser comer guloseimas, claro não com uma barra de chocolate inteira (até pq não sou muito de doces, por isso faço o mesmo esquema com quelquer outra guloseima, seja ela doce ou salgada, rss), vê-se quantas calorias tem, tiro um pedaço e como, assim não me sinto privada de comer o que gosto, comer um bocadinho de quando em vez não te vai engordar, daí ao ver o peso a mais sendo eliminado, vais ver que te anima e começas a conseguir passar mais tempo sem comer alimentos muito calóricos, pois não estás completamente privada.

 

E mais uma "coisinha", força de vontade é muito bom, mas não basta, tens de reaprender a gostar de si, e saber o que realmente quer, tens que ver dentro de você se queres mesmo emagrecer e ser saudável, a partir do momento que você decidir e assumir que "precisa e que quer", mesmo quando a força de vontade abranda ou mesmo some, tens objetivos e continuas em frente!

 

Força e perseverança! Boa sorte! "

 

 

.........................................

 

 

 

O que aprendi ao longo dos últimos anos é que a comida, para quem tem "compulsão alimentar” acciona o chamado sistema de recompensa localizado no cérebro, uma área encarregada de receber estímulos de prazer e transmitir tal sensação para o corpo todo.

Basicamente, qualquer coisa que o cérebro interprete como agradável pode fazer com que a dopamina se prenda às células cerebrais e construa um rastro permanente na memória da origem desse prazer.


Isso vale para todos os tipos de prazer: temperatura agradável, emoção gratificante, alimentação, sexo, comida - e desempenha função importante para a preservação da espécie.
Evolutivamente o homem criou essa área cerebral de recompensa é aí que “mora o perigo”…rs

 

É quase como uma “droga”,  uma espécie de curto circuito que provoca prazer que nos induz a repetir várias vezes de forma compulsiva.

 

Pensemos então no primeiro passo como em todas as “curas”: “Devemos admitir que somos impotentes perante a compulsão alimentar – que perdemos o domínio sobre o que comemos”.

 

Sem dúvida, é esse o passo mais importante, o inicial para qualquer tentativa de progresso para as próximas etapas, e, evidentemente, o  mais    complexo  e difícil de todos.

 

É preciso uma admissão muito mais ampla que envolva a família, amigos e alguns aspectos de sua vida.

Após o primeiro passo, tudo dependerá da consistência e durabilidade de tal aceitação. Vivenciar um simples esgotamento momentâneo é muito diferente de assumir a condição de fraqueza.

Temos de ter em conta o tempo de “indisciplina alimentar” e reconhecer que vamos ter de abrir mão de hábitos enraizados por anos e anos em alguns casos.

Será constante o risco de sabotagem de todas as formas, você mesma ou de outras “fontes”, mesmo que sejam inconscientes.  

Portanto, o único auxílio realmente efectivo neste primeiro momento é procurares uma vista real do que se está a passar agora e/ou futuramente. Procure enxergar as perdas, danos e consequências da obesidade, tentando sempre ampliar o ângulo de visão dessa realidade aos diferentes aspectos de sua vida, em especial a sua saúde, a meu ver, é a melhor maneira de fortalecer sua vontade e desenvolver elementos essenciais de mobilização para um “trabalho” a longo prazo. A Reeducação Alimentar!

Pode ser necessário, para isso, o auxílio de outras pessoas que directa ou indirectamente lidem com você, familiares, amigos, colegas de trabalho… 

Evidentemente, o alicerce para dar este primeiro passo é ter consciência absoluta da urgência de mudar e é muito importante que fique claro que essa mudança não resume-se, apenas, em DIETA, ou comer menos, a mudança tem que ser de dentro para fora, em todos os aspectos da sua vida.

 

beijos na alma!

 

 

Gleice Lopes

 

 

PENSAMENTO MAGRO DO DIA:

 

"QUERO MESMO É SER SAUDÁVEL, FICAR MAIS MAGRA É UMA CONSEQUÊNCIA"

sinto-me:
publicado por gleice às 09:05 | link do post | Deixe seu recadinho! |  O que é? | favorito
Marisa a 22 de Abril de 2010 às 22:45
Olá!
De facto força de vontade é quase tudo...
No domingo vai fazer duas semanas que ando a "aprender ou reaprender a comer"...estou satisfeita e espero continuar!
Neste preciso momento está a atacar-me a fome.. ihih , por isso vou beber um cházinho e fico logo mais saciada...
Por isso vou andando
bjs
ana cardoso a 23 de Abril de 2010 às 04:43
o´la amiga gleicy , dei uma olhada no seu blog e vou fazer várias visitas a ele tá ?
estou no começo de minha RA E AINDA FALHO MUITO , MAS VOU MELHORAR E FAZER TUDO DIREITO DESSA VEZ . BJS E FOI MUITO BOM TER TI ENCONTRADO NESSA MINHA NOVA TRAJETÓRIA ; RUMO A BOA SAÚDE E EMAGRECIMENTO . BJS E BOA NOITE , OU MELHOR AI JÁ É BOM DIA NÉ ? OLHA EU AMEI O TEU PAÍS , TENHO PERENTES AI EM LISBOA . BJS MINHA LINDA
lau a 23 de Abril de 2010 às 14:33
Olá Gleice ! Depois de ter conhecido a tua história, decidi seguir o teu conselho para não desistir de mim. Nesta luta diária de resgatar a mulher que está por trás da mãe e dona de casa, pus mãos à obra e iniciei o meu plano de reeducação alimentar e conquista de auto-estima. Para relatar este processo, iniciei um blog http :/ diariodalau.blogs.sapo.pt /) para partilhar as minhas experiências e poder escutar as opiniões e sugestões de quem me queira apoiar nesta batalha. Gostava de colocar o teu blog nos links , mas como sou novata na matéria, ainda não descobri como... se me quiseres ajudar agradeço... Bj grande, cláudia
sandra marques a 24 de Abril de 2010 às 18:21
oi gleice. estou feliz por ver que voce esta a gostar dos tratamentos na clinica! queria fazer-lhe uma pergunta um pouco indescreta. em quanto tempo é que conseguio esses kilos todos? eu bem que tento mas não sou capaz. e quando estou mais anciosa "vingo-me" no frigorifico e principalmente nos doces. beijos desta sua admiradora sandra marques. obrigada por me ter respondido ao meu outro comentario!
Matilde a 24 de Abril de 2010 às 22:13
Vê o desafio que tenho para ti no meu blog!
Maria da Luz a 26 de Abril de 2010 às 11:35
Cara Gleice admiro muito a sua força de vontade e o facto de estar a ajudar tanta gente com o seu blog,
Eu iniciei uma dieta com base na sua e por isso tenho uma questão que me preocupa.
Gostava que me respondesse se ao comer barras de cereais todos os dias não pode provocar diabetes?
Desejo-lhe muita coragem para continuar a sua luta com sucesso.
Os mellhores cumprimentos,
Maria da Luz
Sandra a 27 de Abril de 2010 às 16:48
Oi Gleice.
Já tenho enviado uns recados para si.
Sou a mamã Sandra. Estou a amamentar o meu lindo filhote. O que acontece é que pretendo perder peso o que tem sido dificil porque não sei se é por amamentar mas tenho muita fome.
Desde que a vi no programa Vida Nova achei-a uma mulher cheia de coragem e pensei " Tenho que conseguir".
Todos os dias visito o seu blog para me inspirar e tentar seguir com isto mas tenho cuidado porque ainda quero amamentar o meu menino por mais algum tempo.
Todos os dias ao pequeno-almoço como leite c/ 6 colheres de sopa de cereais e meio pão com queijo vaca que ri.
Acha que os cereais engordam? É que já me disseram isso.

Beijinhos

Mamã Sandra
Mokinha a 23 de Junho de 2010 às 11:03
olá acho o seu bloga bastante interessante, como estou comçando a fazer RA decidi deixar um recadinho, passe por o meu blo e se puder deixar algumas dicas agradeço, jocas Mokinha
Estou de mudança...anda cá ver o Blog Novo!
http://diariogleicelopes.blogspot.com/ De hoje em diante, vou postar lá! Espero por vocês. Gleice Lopes
Gleice Lopes
Visitantes!

Contador de visitas ..........(Tive que zerar o contador anterior pois o site que o hospedava "quebrou"! Estávamos em 12.978 visitas em 19-03-2010)
Divas on line!
online